Principais Canais: Principais Modelos Para Te Inspirar

Saber quais são os principais canais de venda é algo essencial, pois é por meio desses canais que a empresa irá se comunicar com seu possível cliente. Ou seja, são as ferramentas de prospecção de novos clientes e meios de compra.

Em tempos de retomada da economia esse tema pode ser essencial para muitas empresas. Ainda mais essas que tem a importação como parte do negócio.

Existem algumas opções de estratégia. Você pode utilizar canais de venda online ou off-line para vender seus produtos. A forma digital (online) tem ganhado cada vez mais espaço e o marketing digital se tornou o carro chefe de qualquer estratégia para atrair clientes. Estudos apontam que o avanço digital cresceu o equivalente a 5 anos nos últimos meses.

Entretanto, as técnicas offline, que são mais convencionais, também apresentam resultados promissores quando feito de maneira adequada. Nesse artigo trazemos os meios de venda mais usados hoje em dia.

Principais canais de vendas online

Como já dito anteriormente, os principais canais são online. É uma forma mais prática e automatizada de conseguir prospectar clientes e também para dar suporte à operação de venda.

  • E-commerce

O e-commerce são as lojas virtuais. O número de lojas online cresce de formas absurdas todos os dias, isso porque as vantagens em detrimento de uma loja física são muitas.

É tudo menos burocrático e há uma enorme economia com as vendas (não é preciso pagar aluguel, luz, funcionários de atendimento, dentre outras coisas).

  • Programas de afiliados

O programa de afiliados funciona da seguinte maneira: há o produtor (responsável pelo desenvolvimento do produto), o afiliado (responsável por promover esse produto digitalmente) e o consumidor.

Se você tem uma grande empresa e deseja aumentar o número de vendas, trabalhar com marketing de afiliados pode ser uma estratégia interessante.

Nos papéis, você seria o produtor, então faria uma parceria com os afiliados: eles promovem seus produtos e a cada venda recebem uma porcentagem da venda.

  • E-mail Marketing

Dentre os principais canais de venda não poderia faltar o e-mail marketing. Você recebe e-mails de lojas? Normalmente contêm promoções exclusivas, novidades, enfim, são enviadas mensagens com conteúdo atrativo para a caixa de e-mail pessoal do cliente.

  • Redes sociais

Instagram e Facebook são muito além de plataformas para conhecer novas pessoas e se comunicar com seus amigos. As redes sociais se tornaram responsáveis por grande parte do e-commerce no mundo!

  • Inbound Marketing

Inbound marketing, também conhecido como marketing de atração, é uma estratégia de marketing em que empresas utilizam blogs, podcasts, vídeo, e-Books, newsletters, whitepapers, SEO e outras formas de marketing de conteúdo para serem vistos. Essa é uma estratégia de médio a longo prazo que trabalha o famoso funil de atração do marketing.

Quais os principais canais offline

Existem alguns canais de vendas offline, que podem ser interessantes nesse momento também, são eles:

  • Telemarketing

O telemarketing costuma nos causar má impressão, mas quando são boladas boas estratégias de persuasão do cliente é possível aumentar o número de vendas consideravelmente.

  • Venda direta

A venda direta funciona quando não há um canal automático. O cliente vai até à casa do fornecedor – ou vice-versa – e adquire seus produtos. Um exemplo? Revendedores de produtos de beleza.

Como encontrar o melhor canal de venda para o seu negócio

Não é possível apontar prontamente qual dos principais canais de venda é a melhor opção. Isso porque cada método possui as suas particularidades, incluindo seus pontos fracos e pontos fortes.

O ideal é estudar muito bem o mercado e o seu próprio público-alvo. Por exemplo, se o seu público for constituído majoritariamente por idosos, talvez as redes sociais não se mostrem tão eficazes assim. Além disso, pode ser interessante estudar como seus concorrentes estão se posicionando.

Lembrando que é possível investir em mais de um canal ao mesmo tempo, de forma a aumentar a cartela de canais. Isso aumenta o número de vendas, pois atinge uma quantidade maior de consumidores.

Então, a recomendação é: avaliar todos os principais canais de venda e, depois, alinhe isso com o seu próprio público-alvo. Ter canais de vendas eficientes é essencial para que um empreendimento tenha sucesso e lucratividade.

Empresas com foco em importação devem estudar muito o seu mercado e entender os diferenciais de seus produtos. Ajudar o cliente a entender o porquê seu produto é mais interessante, utilizando estratégias de inbound marketing ou investindo em descritivos completos em seu e-commerce pode ser um caminho inteligente. Dessa maneira você consegue mostrar seu diferencial e trazer segurança para seu cliente.

Se desejar iniciar uma presença online, pela primeira vez, pode ser interessante entender quais as melhores estratégias para o seu negócio levando em consideração o tempo que terá que dedicar, se precisará de ajuda de terceiros, como uma agencia, ou se consegue alocar alguém de sua equipe. O mais importante é iniciar com profissionalismo e constância, mesmo se isso significar fazer uma estratégia por vez.

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