Administração de Negócios: 5W2H a ferramenta que vai te ajudar a dar foco para o seu negócio

Lançar um novo produto ou estabelecer um novo serviço é cheio de desafios. Empreender não é uma tarefa fácil, requer muita resiliência e também muita visão para conseguir superar todas as barreiras que o caminho irá trazer e é aí que entram ferramentas como o 5W2H.

Pode parecer uma sigla aleatória, porém acredite, é uma ferramenta que quando bem executada pode eliminar dúvidas e desafios que cruzam o caminho da inovação, facilitando a gestão dos projetos em andamento.

Está curioso para saber o que é o 5W2H e como ele pode te ajudar a colocar os seus projetos para frente com menos dificuldades? Continue lendo esse texto e descubra!

O QUE É O 5W2H

Essa é uma sigla proveniente do inglês e tem como objetivo principal trazer o máximo de clareza e eficiência para o desenvolvimento de projetos. No todo, essas são um total de 7 perguntas que você deve se fazer durante (ou antes) o desenvolvimento do projeto.

Finalmente acabando com o suspense, segue o significado dessa sigla que mais parece uma sopa de caracteres.

5W:

  • What (o que será feito?);
  • Why (por que será feito?);
  • Where (onde será feito?);
  • When (quando será feito?);
  • Who (por quem será feito?).

Esses são os 5 Ws e já fica bastante evidente o quão esclarecedor é fazer essa pergunta, ela define toda a parte teórica de um projeto deixando a sua execução em fato muito mais simples.

2H:

  • How (como será feito?);
  • How much (quanto vai custar?).

Essas são perguntas operacionais, como a teoria definida pelos 5W será executada e quanto custará trazer esse projeto a vida.

Perceba como responder essas perguntas deixa muito mais simples ter uma visão geral de qualquer projeto! Essas respostas são suficientes para descobrir quais serão os passos necessários para concretizar esses planos ou mesmo chegar a conclusão que não é um projeto rentável naquele momento e dar uma pausa na ideia.

COMO APLICAR ESSA METODOLOGIA A MINHA EMPRESA

Antes de começar a jogar essa ferramenta em todos os projetos da sua empresa, é necessário ter uma ideia muito clara sobre o que é a atividade que está sendo desenvolvida. Mas nem somente na gestão de projetos essa ferramenta é útil, para a tomada de decisão também pode fazer uma grande diferença. Veja o exemplo abaixo:

  • O que? Contratar um novo atendente;
  • Por quê? O fluxo da loja aumentou muito;
  • Onde? Na loja da Avenida Principal;
  • Quando? No mês corrente;
  • Quem? O gerente;
  • Como? Através de entrevista presencial;
  • Quanto? Salário padrão

Pronto, todo o plano para a contratação de um novo funcionário está esquematizado e pronto para ser executado.

Essa é uma técnica que pode ser aplicada a qualquer empresa, desde as pequenas até multinacionais. Essa é uma solução bastante útil, contudo não é a única. Caso você esteja encontrando dificuldades em organizar os seus projetos, pesquise aquela que melhor se enquadra a situação. Garantimos que a 5W2H é bastante versátil, sendo assim, coloque em prática e veja seus resultados.

Sem dúvida essa ferramenta pode te ajudar a organizar programações de novas importações e até mesmo novos produtos. Ela é uma ótima ferramenta para esquematizar reuniões e viagens de negócios. Em conversa com o Rodrigo da empresa Fixcomm ele cita a importância de fazer viagens de negócios com objetivos, ou seja se for visitar fornecedores externos pode utilizar essa ferramenta para esquematizar sua viagem.

Gostou da dica de hoje? Fique ligado em nosso blog e aprenda mais sobre como gerenciamento de negócios para sua importação.

2 thoughts on “Administração de Negócios: 5W2H a ferramenta que vai te ajudar a dar foco para o seu negócio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.