Agenda de importação e exportação para final de ano

Tudo pronto para as importações e exportações de final de ano? O planejamento é um dos segredos para obter resultados incríveis e evitar contratempos, como atrasos na entrega dos produtos.

No fim de ano a atenção deve ser redobrada, tendo em vista as grandes demandas e fechamento de fábricas em algumas partes do mundo. Por isso mesmo, vale a pena criar uma agenda de importação e exportação eficiente.

Datas para a agenda de importação e exportação

As datas comemorativas, como os feriados e grandes festividades, movimentam a economia, fazendo circular um grande volume de dinheiro. Para os importadores e exportadores, do varejo e do atacado, essa é uma excelente oportunidade.

Entre as principais datas durante o ano, a Páscoa, o dia das mães, o dia dos namorados, o dia dos pais, Sete de Setembro, dia das crianças, Black Friday e Natal se destacam. Para vender nessas épocas é preciso antecipar a sua agenda.

No fim de ano é preciso antecipar o Ano Novo Chinês, tendo em vista que os fabricantes só aceitam pedidos que possam ser entregues antes da data comemorativa. As fábricas fecham suas portas antes do feriado, sem meia produção.

As festividades duram uma semana, mas é comum que os fabricantes fiquem outra semana sem atividades. Isso significa que o tempo de folga pode ser de 15 dias.

Como se planejar para a importação e exportação

Para te ajudar a criar uma agenda de importação e exportação eficiente, separamos alguns dos principais prazos envolvidos no processo. Os dados abaixo são estimativas e podem não refletir os prazos reais, que devem ser consultados caso a caso.

  1. Tempo para pedido

O tempo médio para pedido, quando o importador já sabe exatamente o que será importado, é de 30 dias. Esse é o tempo destinado à negociação junto ao fornecedor da mercadoria e alinhamento com relação a todos os aspectos envolvidos.

Atualmente a negociação pode ser feita com facilidade tanto de forma presencial, quando o importador viaja para o país de origem da mercadoria – um exemplo é a China –, quanto virtual, por meio da internet.

  1. Tempo para produção

O prazo para a produção da mercadoria é completamente variável, podendo ser diferente a depender do fornecedor escolhido.

No entanto, é possível planejar com base em um prazo de 30 dias, tendo em vista que os fornecedores solicitam de 2 a 3 semanas para finalizar a entrega do combinado. Atrasos podem acontecer, sendo conveniente acrescentar uma margem para cima.

Além disso, existem fornecedores, como os chineses, que não guardam mercadoria em estoque. Isso significa que tudo é produzido de acordo com a demanda, não sendo viável confiar em comprar sem negociar antes.

De acordo com especialistas, o prazo médio para a produção na China, para o fim de ano, é de 45 dias, quando as fábricas apresentam acúmulo de pedidos. Dessa forma, é preciso estar sempre adiantado com relação ao prazo.

  1. Tempo para o transporte marítimo

Esse é um dos prazos menos flexíveis, tendo em vista o tempo normal necessário para quem um navio realize a travessia do oceano. O tempo médio é de 35 dias, contados entre a data em que o navio zarpa na China e o dia de chegada no Brasil.

Porém, existem algumas dias extras, necessários para o carregamento do navio, bem como para que ele seja descarregado. No transporte aéreo o prazo é muito menor, caindo para apenas uma semana. Mas pelo mar, considere 45 dias na sua agenda.

  1. Tempo para desembaraço e transporte interno

Depois que a mercadoria chega ao porto, começa o processo de desembaraço. Afinal de contas, não basta comparecer para remover a mercadoria, é preciso passar pela burocracia, como a conferência e pagamento de tributos.

O desembaraço aduaneiro e o transporte interno, para que a mercadoria vá do porto até a sua empresa, pode levar até 15 dias. Quanto melhor for o planejamento aduaneiro e logístico, menor será esse prazo.

Todos esses prazos juntos totalizam 120 dias, o que representa 4 meses. Caso você não precise passar pela etapa de negociação, por já ter tudo acertado com o seu fornecedor, o prazo reduz para 90 dias.

Conclusão

Para fazer a sua agenda de importação e exportação de fim de ano é importante estar atento aos prazos e feriados. Vale a pena trabalhar com um calendário com base no tempo médio e se antecipar. Consulte nossos especialistas para que possamos te ajudar uma programação específica para seu caso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *