Como encontrar fornecedores internacionais

Getting your Trinity Audio player ready...

Para importar, empresas devem seguir uma série de procedimentos e estarem atentas a muitos cuidados para realizar uma operação de sucesso. No entanto, antes mesmo de realizar a primeira compra do exterior é essencial saber de quais empresas adquirir as mercadorias.

Nessa hora, pode surgir a dúvida: como encontrar fornecedores internacionais? A boa notícia é que, hoje em dia, existem diferentes maneiras de achá-los com segurança.

E para entender como funciona a busca por fornecedores de confiança continue com a leitura deste artigo e confira as informações dos tópicos a seguir.

  • Importância e desafios de encontrar fornecedores internacionais
  • Dicas para achar fornecedores internacionais de confiança
  • Como as consultorias ajudam a encontrar bons fornecedores

Importância e desafios de encontrar fornecedores internacionais

Assim como funciona na hora de negociar com fornecedores brasileiros, na hora de comprar do exterior também é de extrema importância encontrar empresas de confiança em outros países. Apenas desse modo é possível realizar uma operação de importação com segurança e sucesso.

A questão é que há diversos fornecedores em muitos países, dos mais variados segmentos de mercado, mas nem sempre qualquer um deles oferece uma negociação de credibilidade. Desse modo, existem alguns canais que ajudam a garantir uma maior assertividade na transação.

Além disso, vale a pena contar com mais de um fornecedor internacional e não negociar somente com um. Afinal, se houver algum problema, a sua empresa pode importar de outros fornecedores, sem que haja prejuízo para os seus planos.

De todo o modo, para empresas que estão começando a importar pode ser um grande desafio encontrar fornecedores que atendem a todos os requisitos necessários.

Isso porque é adequado firmar parcerias com fornecedores que ofereçam preços competitivos, cumpram os seus prazos de entrega, garantem a procedência das mercadorias, possuem capacidade de atender a demanda e contem com condições flexíveis de pagamento.

E nos lugares certos as chances de achar fornecedores que ofereçam um atendimento completo são maiores.

Dicas para achar fornecedores internacionais de confiança

Veja a seguir quais são as principais dicas para empresas que desejam comprar mercadorias do exterior.

  • Busque representantes e distribuidores no Brasil

Uma das formas mais comuns de encontrar fornecedores internacionais em alguns segmentos de mercado é por meio de seus representantes e distribuidores no país. Nesse caso, é totalmente seguro negociar a compra de mercadorias do exterior com os intermediários.

E embora a intermediação da negociação seja por meio dos representantes ou distribuidores, a importação é realizada diretamente com o fabricante internacional.

  • Participe de feiras e outros eventos

Outra maneira eficiente de encontrar fornecedores internacionais é participando de eventos, como as feiras de negócios relacionadas ao seu segmento de atuação. No Brasil, elas são bem comuns, mas a empresa que deseja importar também pode enviar seus colaboradores para eventos no exterior.

Além de conhecer os fornecedores e mesmo comparar as suas mercadorias e preços, nas feiras, por exemplo, é possível manter-se atualizar a respeito de lançamentos de novos produtos e tecnologias. Esses espaços são ótimos para encontrar fornecedores de confiança e as feiras costumam ocorrer todos os anos.

  • Faça uso de portais especializados

Para alguns segmentos de mercado, a internet é mais uma aliada na hora de encontrar fornecedores internacionais. Existem sites que reúnem um grande número de fabricantes ou mesmo distribuidores de mercadorias no exterior.

No entanto, mesmo estando nesses portais, vale a pena pesquisar para se certificar que se trata de uma empresa de confiança. Por isso, informe-se sobre a marca antes de iniciar a importação. E mais, esses sites costumam estar em inglês, sendo importante dominar o idioma ou ter alguém para ajudar.

  • Informe-se junto a concorrência

A concorrência também pode ajudar no momento de buscar por fabricantes do exterior. Se você conhece outros empresários do seu segmento pode se informar com eles ou mesmo identificar quem são os seus fornecedores.

Claro que isso não é suficiente e uma pesquisa própria sobre a credibilidade de cada um deles é essencial.

  • Avalie visitar o fornecedor

Uma visita pessoal à fábrica do fornecedor internacional é, sem dúvida, a melhor maneira de garantir uma operação de sucesso. No entanto, nem sempre isso é possível, devido aos altos custos que podem envolver esse tipo de viagem.

Mas fica a dica para quando for possível viajar para o país do fornecedor. Desse modo, você consegue conhecer a sua estrutura, procedimentos, segurança, qualidade e concluir se é vantajoso firmar parceria com essa empresa.

Como as consultorias ajudam a encontrar bons fornecedores 

Apesar de haver diferentes formas de encontrar fornecedores internacionais, empresas que estão iniciando as suas importações podem ter dificuldades em realizar o procedimento. Uma dica nesse sentido é contratar uma consultoria especializada em importações.

Os seus profissionais são experientes, capacitados e estão aptos a fazer estudos de mercado completos, que incluem a busca por fornecedores de acordo com as suas necessidades. Ao ter o seu apoio, você consegue não só negociar com fornecedores confiáveis como planejar de modo assertivo a operação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *