Entenda o que é Gestão Descentralizada e como ela pode ajudar

Ouviu falar em Gestão descentralizada? Há alguns anos esse tema está em pauta e sem dúvida traz questionamentos quanto à gestão de empresas e pessoas. Ele também nos ajuda a pensar em inovação e como a relação das pessoas com o trabalho vem mudando ao longo do tempo.

Com isso em mente dedicamos esse texto a explicar a diferença entre gestão descentralizada e centralizada. Apontamos também pontos positivos e negativos de ambas.

Gestão Centralizada

Uma gestão centralizada normalmente é caracterizada por tomadas de decisões focadas no topo da pirâmide organizacional. Isso significa que apenas gerentes e diretores juntos tem autoridade para tomar decisões organizacionais. Esse tipo de gestão é por vezes chamado de “comando e controle”, isso porque espera-se sempre o comando de um gestor para ação internamente.

As vantagens para esse tipo de gestão pode ser o maior controle, uniformidade nos procedimentos e decisões, facilidade no controle e avaliação.

As desvantagens desse tipo de gestão pode ser: decisões tomadas longe da área e da realidade do dia a dia do problema, demora na tomada de decisões, alta dependência da cúpula, menor competição e exercício da criatividade entre as unidades, medo do erro e ineficiência no uso dos recursos.

Gestão Descentralizada

Na gestão Descentralizada as equipes têm autonomia para tomarem decisões. Isso significa que os funcionários podem tomar decisões e agir sem necessariamente cumprir ordens ou conferirem tudo com seus gestores. Ou seja, as decisões são tomadas na área em que a demanda ocorre.

As principais vantagens são: maior autonomia para os gerentes e funcionários, agilidade na tomada de decisão, criatividade na solução do problema, competição positiva entre as unidades, menor dependência da diretoria, melhor utilização dos recursos, motivação e retenção de talentos, utilização de conhecimentos específicos, maior assertividade junto aos clientes dada a proximidade.

Quando a descentralização não é bem gerenciada pode significar: falta de uniformidade nas decisões, tendência ao desperdício e à duplicação, comunicação menos eficiente, dificuldade de avaliação e de responsabilização, falta de coordenação, competição negativa.

Resumindo

Na prática a transferência de um sistema de gestão centralizada para um descentralizado pode ser desafiador. Principalmente porque envolve mudança de cultura, aplicação de novas regras e principalmente mudanças de atitudes.

Na gestão descentralizada o gestor assume o papel de líder. Ele deixa de ser o papel de chefe que determina atividades e passa a ter o papel de líder. Como líder deve motivar as pessoas a tomarem atitudes e ações. Ou seja, ele incentiva a autonomia e foca no resultado final sem ter que controlar cada etapa do processo.

A descentralização também espera uma postura ativa dos colaboradores. Isso significa que é necessário trabalhar para gerar uma comunicação direta, objetiva e assertiva entre colaboradores e gestores.

No geral pode-se dizer que com um sistema de gestão descentralizadas os gestores devem assumir um papel mais direto no desenvolvimento de seus colaboradores e na entrega de metas, sem o controle de cada etapa. Por sua vez o colaborador deve buscar assumir controle de seu desenvolvimento e buscar maneiras mais eficientes de fazer seu trabalho.

Isso significa que os colaboradores também terão autonomia e acesso para propor novos negócios ou inovações. Essa mudança de comportamento da gestão e dos funcionários pode trazer novas oportunidades para empresa.

Gostou do tema? Deixe um comentário!

Texto original de Softcomp:

Entenda o que é Gestão Descentralizada e como ela pode ajudar

2 thoughts on “Entenda o que é Gestão Descentralizada e como ela pode ajudar

  1. Fiz uma compra e o endereço e aqui no Rio grande do sul foi para Rio de janeiro e agora oque faço para receber

    1. Olá! Obrigada pelo comentário. Infelizmente não podemos ajudar pois somos especialistas em importação de Pessoa Jurídica e não Pessoa Física. Caso seja uma mercadoria PJ entre em contato conosco com mais informações para tentarmos ajudar. Boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.