Frete aéreo para importação: entenda o que é e quando pode ser interessante

Getting your Trinity Audio player ready...

O frete aéreo é uma das opções colocadas à disposição dos importadores na hora de fechar acordos internacionais. É uma das modalidades de transportes mais indicadas para cargas de alto valor agregado, frágeis ou perecíveis.

Nesse artigo vamos mostrar o que é o frete aéreo, indicando para quais situações ele se mostra mais adequado. Além disso, traremos informações sobre a cotação do frete aéreo, para te ajudar durante a contratação.

O que é o frete aéreo e quando ele é recomendado

São muitas as opções de frete internacional, incluindo o marítimo, o rodoviário e o aéreo. Esse último se destaca dos demais por ser mais ágil e eficiente, além de permitir o transporte de uma grande quantidade de mercadoria.

Pela sua eficiência, o frete aéreo internacional é recomendado para importadores que precisam cumprir prazos apertados. As mercadorias mais transportadas, por sua vez, são as frágeis, perecíveis e / ou de alto valor.

A segurança do frete aéreo é elevada, o que garante a integridade de todos os produtos transportados. Por isso mesmo, além das mercadorias já mencionadas, geralmente são transportadas cargas perigosas com rigoroso controle de segurança – entre eles explosivos e produtos radioativos.

Como é calculado o valor do frete aéreo

O valor do frete aéreo é calculado de acordo com a cubagem da mercadoria transportada, ou pelo peso bruto, o que for maior. Os valores de referência seguem o padrão estabelecido pela International Air Transport Association (IATA):

Relação IATA (peso/volume): 1 kg = 6000 cm³ ou 1 ton 6 m³

Se uma mercadoria de 1 kg ocupar volume maior que 6000 cm³, o volume determinará o frete. Agora, se o volume for menor, o valor será com relação ao peso.

Para chegar ao peso cubado, é preciso aplicar uma fórmula: altura (cm) x largura (cm) x comprimento (cm) ÷ fator de cubagem (6.000 cm cúbicos) = peso cubado (kg).

Por exemplo: no caso de um peso de 100 kg acondicionado em um volume de 100 x 100 x 100 cm – aplicando a fórmula acima teremos um peso cubado de 166,66 – ou seja, maior que o peso bruto de 100 kg, então se considera o volume como base de cálculo do frete.

Como fazer uma cotação de frete aéreo

Para fazer a cotação do frete aéreo vale a pena seguir algumas orientações e observar alguns aspectos. Um deles diz respeito ao tipo de carga transportadas, tendo em vista que alguns produtos podem ser restritos ou demandar seguros complementares.

Outro fator que influencia no valor cobrado por transportadoras é o volume e peso da mercadoria. Isso porque o cálculo do frete aéreo é feito sempre com base no peso ou no volume a ser transportado.

Além disso, é preciso considerar o lead time da operação, ou seja, o tempo entre a produção e a contratação do transportador. O prazo de entrega da carga influencia no valor do frete cobrado.

A contratação de um agente de cargas é fundamental para aqueles que desejam obter as melhores cotações do mercado. Empresas especializadas no agenciamento de cargas conseguem negociar valores mais baixos.

Além de obter condições diferenciadas, o agente de cargas auxilia nas fases burocráticas envolvidas na negociação, facilitando o cumprimento da legislação pertinente.

Existem diversos detalhes internos a serem observados na contratação do frete aéreo, como a qualidade da transportadora e a adequação da aeronave, que precisa estar de acordo com as necessidades da carga.

Essas são as principais informações sobre o frete aéreo, um modal de transportes seguro, eficiente e com ótimo custo-benefício. Conte com o suporte de um agente de cargas e consiga as melhores cotações para os seus produtos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *