Frete marítimo: entenda o que é, como funciona e quando pode ser interessante

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Um dos modais de transportes possíveis em uma operação de importação é o marítimo. O transporte de cargas por meio de navios é realizado para diversos tipos de cargas, em variados volumes e dimensões.

Para a contratação do frete marítimo é importante saber o que isso significa, como funciona, quais são as taxas envolvidas e quando essa é a melhor opção. Nesse artigo abordaremos todos esses assuntos, mostrando como fazer a cotação.

O que é o frete marítimo

O frete marítimo é pago sempre que o importador opta por transportar suas mercadorias em navios. Existem diversas empresas de transportes atuando nesse segmento, sendo fundamental fazer cotações para encontrar os melhores preços e condições.

São diversos os tipos de frete, incluindo o frete marítimo para importação FCL (container fechado vindo de um outro país para o Brasil) e o frete marítimo para importação LCL (carga que ocupa parte de um container vindo de outro país para o Brasil).

Já as empresas de frete marítimo se diferenciam entre si em razão não apenas do preço praticado, como também dos prazos, do atendimento ao cliente e da qualidade nas entregas – o que se mede pela reputação da companhia.

Como é feito o cálculo do frete marítimo

Aqui vamos falar de dois diferentes tipos de fretes marítimos de importação: LCL e FCL.

No FCL, geralmente transporta-se equipamentos de 20 e 40 pés, com carga seca, mas há muitos outros tipos de containers além desses, você pode conhecer todos aqui (link). Para esta modalidade – FCL – o preço é fechado de acordo com o tipo do equipamento utilizado, e as principais variáveis neste preço são o tempo de trânsito, a rota, e algumas vezes uma sobretaxa para cargas muito pesadas (acima de 20 toneladas).

No cálculo do frete marítimo LCL podem ser considerados um de dois fatores: o peso do produto ou o seu volume, a depender de qual é maior. Ou seja, o frete LCL irá custar, por exemplo, USD 50 por tonelada ou metro cúbico, se a carga tem 2 toneladas e apenas 1 metro cúbico, este frete total custará USD 100 (USD 50 x 2 ton). No entanto, existem valores adicionas que podem ser agregados ao valor final.

Podem existir as taxas, cobradas de acordo com a carga, de acordo com o seu volume, peso, grau de peculiaridade, preço e outros fatores, e as sobretaxas, que dizem respeito às despesas com a navegação.

Algumas sobretaxas são incidentes sobre todos os tipos de transportes marítimos, ao passo que outras são mais específicas e nem sempre estão presentes, como um adicional para transporte de carga perigosa (IMO), ou algum adicional para transporte de alimentos, por exemplo. De qualquer maneira, são valores que influenciam no valor final a ser pago pelo importador ou exportador.

Esses são apenas alguns exemplos de sobretaxas, que ainda podem incluir a taxa por volume de grande dimensão, taxa adicional de porto, taxa de prosseguimento, taxa mínima, taxa por congestionamento e taxa de seguro.

Como fazer a cotação e o que observar

O modal marítimo é o mais utilizado em operações de transporte internacional, em operações de importação e exportação. Ele é responsável por 90% das cargas transportadas ao redor do mundo.

Para fazer a cotação, é fundamental conhecer bem o conceito de frete marítimo e contar com o suporte de um agente de cargas especialista durante todo o processo. Assim é possível garantir as melhores cotações, com valores baixos e confiabilidade na entrega.

As navegações internacionais de longa duração exigem muito cuidado por parte do importador e exportador. Além da segurança da mercadoria transportada, é importante estar atento aos aspectos legislativos envolvidos.

O agente de cargas atua em favor do contratante, cuidando de todos os aspectos burocráticos envolvidos na operação. Dessa forma é possível aproveitar as melhores cotações do frete marítimo e ainda assegurar o sucesso da operação.

Caso esteja estudando um novo negócio ou queira aprofundar estudos dos de uma importação entre em contato conosco, Vênus Cargo, podemos ajudar!

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