Gestão De Caixa: O que é e dicas para gerir em tempos de crise

Getting your Trinity Audio player ready...

Uma gestão de caixa adequada é fundamental durante todo o período anual, mas se torna ainda mais importante em um momento de crise. Afinal, o bom gerenciamento pode marcar a linha tênue entre a sobrevivência e a falência em um cenário hostil.

O bom funcionamento de uma empresa depende de uma série de fatores. Dentre eles, manter o devido controle referente ao dinheiro que entra e que sai é um dos pontos mais importantes.

Parece óbvio por vezes, mas nem todo mundo sabe como fazer uma boa gestão de caixa. Não há uma receita milagrosa, mas existem algumas dicas valiosas que podem ajudar quem deseja adotar uma gestão mais eficaz nesse sentido.

Dicas Essenciais Para Uma Boa Gestão De Caixa

Primeiramente é importante compreender exatamente o conceito de gestão de caixa. É uma gestão voltada para o controle de toda entrada e saída de dinheiro. Ela visa otimizar as receitas e gerar um controle mais assíduo dos gastos.

  • Registro da movimentação:

A primeira coisa importantíssima é que se faça o devido registro de toda a movimentação financeira. O registro ajuda você a mapear a entrada e saída de dinheiro de maneira mais eficiente.

É importante ressaltar aqui o registro deve contemplar qualquer valor, inclusive os menores. É indicado que eles sejam organizados por categorias – por exemplo, o que entra e o que sai, o que são despesas fixas etc.

  • Faça isso periodicamente:

Quanto mais tempo você passa sem realizar a gestão de caixa, maior é o descontrole financeiro. Então, desenvolva uma periodicidade e faça a gestão com frequência.

Muitas empresas fazem isso diariamente, ao final do expediente. Esse controle rotineiro pode trazer inúmeros benefícios, dentre eles o acompanhamento mais assíduo da receita empresarial.

Desenvolva Um Método Simples Para Identificar Os Dados De Registro De Caixa

Para facilitar o seu controle e tornar a gestão de caixa mais prática e mais eficiente é interessante criar um método de identificação dos valores. Por exemplo, você pode usar vermelho para classificar os gastos e verde para classificar o lucro.

Pense em uma comunicação que seja inteligível para qualquer pessoa que eventualmente precise mexer com o caixa e precise ter acesso a esses dados.

  • Utilize um software:

Existem alguns softwares que podem ajudar a manter a gestão de caixa em dia. São programas que automatizam cálculos e registros, além de gerarem relatórios interessantes referentes aos gastos e receitas.

Usar um programa pode ser a melhor forma de fazer um gerenciamento adequado, com um controle correto de todas as informações. Muitos softwares ERP, como eles são chamados, podem ser integrados em sistemas diversos de ponto de venda.

Principais Benefícios De Uma Boa Gestão De Caixa

Tão importante quanto saber como fazer é entender quais são os benefícios de uma gestão de caixa qualificada. O principal deles é assegurar a saúde financeira de sua empresa.

Um controle adequado de gastos e recebimentos pode interferir diretamente no funcionamento de seu negócio. Assim é possível analisar a situação econômica da empresa, destinar verbas para investimentos e melhorias e economizar quando necessário.

  • PRONAMPE:

Em paralelo a uma boa gestão de caixa você deve conhecer programas governamentais que incentivam a atividade do pequeno e microempresário no país, como é o caso do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (PRONAMPE).

O programa chegou para dar suporte aos microempresários e empresas de pequeno porte que correm riscos em situação da crise mundial de saúde.

Instituições bancárias renomadas e diversas fintechs se uniram na oferta de um crédito mais acessível disponibilizado especificamente para esses perfis. É uma opção interessante para somar dinheiro e melhorar a gestão de caixa da empresa.

Concluindo

Como pode perceber a gestão de caixa é um fator primordial para saúde financeira de sua empresa e para garantir longevidade de seu negócio. Além disso, é fundamental manter registros de toda movimentação financeira par que possa consultar e analisar quando necessário.

Não esqueça de manter a periodicidade e talvez até buscar um software de gestão para facilitar o processo. Caso seja necessário busque programas que incentive micro e pequenos empresários para manter sua empresa em operação ou buscar expansão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *