Inovação no Varejo: conheça empresas que estão ajudando a revolucionar o mercado de varejo

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A experiência online na hora de comprar produtos e serviços já era experimentada todos os dias por muitos brasileiros antes da pandemia do coronavírus e cada vez mais ganhava força.

No entanto, a partir do momento que houve a recomendação de isolamento e distanciamento social, os consumidores tornaram as compras virtuais muito mais comuns na sua rotina. As empresas do varejo, de outro lado, começaram a buscar soluções para qualificar as suas vendas.

Os negócios que ainda não vendiam online tiveram que em pouco tempo se adaptar. Empreendimentos já experientes com as vendas pela internet se viram em vantagem, mas nem por isso não tiveram que fazer mudanças para se tonarem mais competitivos.

E se as adaptações obrigatórias foram e ainda são muito desafiadoras para os empresários do varejo, a boa notícia é que nada é em vão. Mesmo depois que a pandemia terminar, a tendência é que os consumidores continuem dando preferência para as aquisições virtuais.

Isso acontece porque muitas pessoas permanecerão em casa realizando trabalho remoto e dando prioridade às experiências no conforto e segurança do lar. E para contribuir com essas mudanças, existem negócios que estão surgindo com soluções para o varejo.

Para saber mais sobre o assunto, continue com a leitura deste artigo e confira nos tópicos a seguir as tendências de inovação no varejo e empresas que estão ajudando a revolucionar o segmento.

  • Inovação no varejo: tendências do segmento
  • Empresas inovadoras que contribuem com o varejo

Inovação no varejo: tendências do segmento

Já que as compras online são a preferência de muitos consumidores, as empresas devem estar preparadas para essa demanda. Embora possa parecer simples vender pela internet, a verdade é que essa atividade exige uma série de cuidados para que se torne vantajosa.

Nessa hora, é importante investir em tecnologia e buscar soluções de empreendimentos que desenvolvem ferramentas adequadas. Não só para efetivar a venda em sim, mas para compreender as necessidades do seu público e conseguir atendê-lo da melhor forma, o que vai ajudar na sua fidelização.

Nesse sentido, uma das tendências do varejo é de oferecer mais do que produtos para os seus clientes, mas sim, uma experiência de qualidade, ou seja, também vender valor. Isso quer dizer que os produtos devem ser personalizados para encantar o público.

Outra tendência é possibilitar que o consumidor tenha uma jornada de compras eficiente, o que é possível fazer com a oferta de diferentes canais de comunicação com a empresa. Mais uma inovação no varejo é promover a integração de processos virtuais e físicos.

Dessa maneira, as empresas podem dispor nas suas lojas físicas de experiências online para garantir o conforto e a praticidade da compra. Nesse cenário, o comércio exterior só tem a agregar ao varejo, uma vez que negócios com foco na transformação digital podem vender para clientes de outros países.

Da mesma forma, podem importar novos produtos para atender as demandas do seu público-alvo. A fim de contribuir com esse processo, é importante contratar empresas especializadas em comércio exterior. Com elas, é possível realizar operações com sucesso e dentro da lei.

Empresas inovadoras que contribuem com o varejo

Veja agora algumas empresas inovadores que estão contribuindo com o varejo, para que o setor possa oferecer cada vez mais qualidade aos seus clientes:

  • Pareto

Plataforma SaaS de gestão que usa inteligência artificial para promover um melhor monitoramento e otimização do marketing digital. O seu foco são os links patrocinados na internet.

  • me

Marketplace de campanhas de incentivo de vendas que permite organizar fornecedores e influenciar canais de venda, vendedores e colaboradores. O seu objetivo é promover o engajamento da equipe de vendas.

  • Omnichat

Plataforma de vendas e CRM com base em chat-commerce e foco em relacionamento com clientes. O objetivo é possibilitar que conversas se convertam em vendas.

  • Estoca

Ferramenta de logística para e-commerce que facilita a entrega mais rápida de encomendas para os clientes do varejo. Para tanto, conta com rede de armazenagem própria.

  • Neomode

Oferece soluções omnichannel, ou seja, uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação, para qualificar a relação entre varejo e consumidor.

  • SoluCX

Realiza pesquisas de satisfação com o intuito de fazer com que as empresas consigam entender melhor as necessidades dos seus clientes e como podem otimizar o processo de venda.

  • Sled

Plataforma de produtos financeiros para o varejo físico eliminar atritos entre bancos e consumidores em transações financeiras.

  • Mimo

Plataforma de live commerce, que reúne live stream com o e-commerce em uma única tela. Assim, os consumidores podem entrar nas lives, interagir no chat e comprar, tudo ao mesmo tempo.

  • R2U

Plataforma que permite aos e-commerces comercializarem seus produtos com a ajuda da realidade aumentada.

  • Amicci

Especialista em criar, desenvolver e gerir marcas, ajuda o varejo a planejar e executar estratégicas para a sua marca crescer no mercado.

  • Bornlogic

Permite que vendedores locais de grandes marcas criem anúncios e levem novos clientes para a loja física ou virtual.

  • Croct

Kit de desenvolvimento de software que possibilita criar experiências personalizadas para os clientes.

  • Stilingue

Plataforma que faz uso da inteligência artificial para reunir informações sobre um público e permitir que o varejo anteceda suas tendências.

Concluindo

Essas novas empresas podem servir de inspiração para novos negócios ou aprimoramento de negócios atuais. Além disso, podem ajudar a importadores B2B  e B2C a enchergarem novos mercados ou novos parceiros de negócios. E você conhece mais algum negócio inovador? Queremos saber!

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