O que é cultura data driven e como ela pode impactar o seu negócio

Getting your Trinity Audio player ready...

A cultura data driven é uma possibilidade de gestão e marketing voltada para a análise e o direcionamento de dados. Isso significa trabalhar a partir dos próprios dados produzidos pela empresa, analisando-os e tomando decisões a partir deles.

Se você deseja conhecer mais sobre formas de otimizar os dados de sua empresa, conheça o que é cultura data driven e como ela pode impactar o seu negócio.

Cultura Data Driven

A cultura Data Driven é uma forma organizacional que privilegia os dados produzidos pela própria empresa. É uma forma de gerir e focar as estratégias de marketing de forma embasada e com metodologias confiáveis considerando a análise de dados.

O Data Driven não é somente um método isolado de apurar dados ou produzir planilhas, ele é compreendido como uma cultura porque toda a gestão do negócio, assim como as tomadas de decisão passam a ter por base a análise confiável de dados.

Porque a cultura Data Driven é importante para seu negócio

As tomadas de decisão de uma empresa ditam os rumos que ela está tomando, seu caminho no mercado, suas possibilidades de venda, escolhas de materiais e público alvo. Todas as tomadas de decisão devem ser calcadas em dados seguros.

No entanto, em grande parte das empresas isso não é o que acontece, na prática.

Muitos empresários se baseiam em intuições ou pressupostos pessoais para lidar com seus concorrentes e com o mercado de produção e vendas, desperdiçando os dados que a própria empresa produz e que são os guias ideais para o sucesso do negócio.

O impacto da Cultura Data Driven para as indústrias

O pressuposto básico da Cultura Data Driven é que coletar informações é o bem mais precioso de qualquer empresa. A análise correta e aplicação desses dados para as tomadas de decisão precisam ser embasadas por metodologias seguras.

Em qualquer segmento de mercado a Cultura Data Driven tem sido um elemento fundamental, porque ela distancia empresas guiadas por exemplos ultrapassados ou instintos das empresas que profissionalizam suas tomadas de decisão.

Para o segmento das indústrias, os dados são primordiais sob diversos pontos de vista. Somente com a análise segura de informações é que uma indústria consegue se estabelecer e crescer no mercado da atualidade.

Veja alguns exemplos de como a Cultura Data Driven impacta nas indústrias:

  • Mudança de mentalidade da equipe
  • Decisão sobre compras de materiais
  • Otimização da produção
  • Identificação segura de preferência dos clientes
  • Análise de possíveis mudanças no mercado
  • Digitalização, coleta, processamento e armazenamento de dados

Todas essas ações produzem um impacto importante para a produção. Através do sistema de tratamento de dados, os resultados da indústria são impulsionados porque a utilização orientada desses dados aumenta a vantagem competitiva, antecipando a capacidade de realizar previsões de mercado.

Como implantar a Cultura Data Driven no Comércio Exterior

A conexão de dados com o negócio e o impacto que pode gerar para o negócio é inquestionável. O desafio para empresas de pequeno e médio porte é conseguir sistematizar o processo de coleta desses dados.

Uma vez que os processos foram estabelecidos o próximo passo é criar uma cultura voltada para análise de dados. Isso significa que cada área deve formular seus processos de análise e sistematização de coleta de dados.

Com os dados em mãos decisões estratégicas podem ser tomadas com base em informações precisasse com base no que realmente está acontecendo em seu negócio. Os dados podem ajudar a entender melhor o impacto de importação de diferentes fornecedores, por exemplo. Além disso, será mais fácil de compreender como os impactos globais afetam seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *