Proex – Programa de Financiamento para Exportação

Getting your Trinity Audio player ready...

Existem muitas vantagens em uma empresa exportar produtos, por isso, há empresários interessados nessas operações. No entanto, nem sempre possuem o investimento necessário. A boa notícia é que estão disponíveis algumas linhas de crédito, que atendem a esse objetivo.

Entre elas, destaca-se a Proex – Programa de Financiamento para Exportação, que se trata de uma iniciativa do governo federal. E se você tem interesse no assunto e quer saber tudo a seu respeito, continue com a leitura deste artigo.

Nos tópicos a seguir, você obtém as principais informações sobre esse financiamento, inclusive, os motivos mais relevantes para buscá-lo.

  • O que é o Programa de Financiamento para Exportação
  • Quais são as duas modalidades do Proex
  • Qual o impacto do programa para a exportação

O que é o Programa de Financiamento para Exportação

O Proex é o Programa de Financiamento para Exportação, promovido pelo governo federal, além de ser o Banco do Brasil a entidade que o administra. O seu objetivo é o de viabilizar as operações de exportação para as pequenas e microempresas.

Para tanto, o financiamento segue as mesmas condições que são praticadas no mercado internacional. Também existe um grupo de produtos e serviços que podem ser exportados, os quais constam na Resolução Gecex nº 166, de 23 de março de 2021. Por isso, vale a pena conferir antes de solicitar o empréstimo.

Beneficiam-se ainda com o Proex as exportações feitas com os países que participam do Mercosul. No entanto, nesse caso, no mínimo, 80% do que for comprado do exterior deve incluir os códigos tarifários 41 e 521.

Ou seja, “bens de capital, exceto equipamentos de transporte” e “equipamentos de transporte de uso industrial e suas partes e acessórios”, respectivamente. E claro, o empresário não pode ter dívidas com o governo federal e nem pendências com outros órgãos.

Quais são as duas modalidades do Proex

O Proex se divide em duas modalidades. Uma delas é a Proex Financiamento, sendo que o seu foco são os negócios que faturam até R$ 600 milhões por ano.

Nesse caso, os prazos para o exportador pagar pelo financiamento podem ser de 60 dias ou de até 10 anos. Esse período varia de acordo com o que é exportado. Desse modo, quanto mais complexo o serviço ou quanto mais tecnológico o produto, mais tempo ele possui para quitar a sua dívida.

Além disso, se o empréstimo for pago em até dois anos, o empresário pode conseguir financiar 100% a sua operação para comprar de outros países. Já nos financiamento com prazo menor do que dois anos, em geral, se consegue financiar até 85%.

Demais vantagens do Proex são as taxas de juros, que acompanham o mercado internacional. E mais, o exportador pode quitar a dívida por meio de parcelas semestrais, iguais e consecutivas. Por fim, não há um limite de valor ou de quantidade de produtos para embarcar.

Outra modalidade oferecida pelo Proex é a Equalização. A diferença é que nesse caso as operações são financiadas por instituições financeiras brasileiras e de outros países. Assim, o Proex se responsabiliza por uma parte dos encargos financeiros, de modo que consiga equivaler aos praticados internacionalmente.

Além disso, empresas de qualquer porte podem aderir a essa modalidade. E os prazos podem se estender até 15 anos, em conformidade com o tipo de produto ou serviço que é comprado do exterior. Já o porcentual pode chegar a 100% do valor da operação.

Mais uma vantagem são as várias opções de garantia que o exportador pode dar ao banco. Entre elas, é possível escolher entre fiança, carta de crédito, aval ou standby.

Qual o impacto do programa para a exportação

O impacto do Programa de Financiamento para Exportação é bastante significativo. Afinal, para muitos negócios que desejam operar nesse setor, trata-se de uma excelente oportunidade de comprar produtos e serviços de outros países.

Além disso, é necessário ter em mente que esse tipo de operação é custoso. Por isso, ao iniciá-la é essencial contar com recursos para investir de maneira adequada. O mesmo serve para as empresas que já possuem experiência com as exportações.

Isso porque mesmo com planejamento e organização muitas delas ficaram prejudicadas financeiramente com as crises econômicas pelas quais o país passou. Desse modo, o Proex pode, inclusive, ajudar esses negócios a se reerguerem.

De qualquer forma, além de ter dinheiro para investir, é fundamental realizar um planejamento estratégico. Ele permite entender o mercado e, por consequência, o exportador consegue aproveitar as melhores oportunidades.

Uma empresa especializada em comércio exterior pode oferecer o apoio que a sua empresa procura. Então, busque as que oferecem credibilidade no mercado, bem como profissionais qualificados e experientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *