Getting your Trinity Audio player ready...
|
Quando começamos a estudar mais a fundo sobre o processo de importação percebemos que existem diversas particularidades. Mesmo depois de todas as informações levantadas sempre chega a fatídica hora de fazer o investimento e isso muitas vezes assusta o empreendedor.
No texto O Momento de Investir, comentamos sobre esse drama interno que todo empreendedor enfrenta nessa etapa do processo. Nesse mesmo texto comentamos sobre a possibilidade de conseguir um financiamento para importações o Finimp. Vamos dedicar esse post para explicar melhor como funciona o Finimp.
O Que É o FINIMP?
O Financiamento à Importação (Finimp) é destinado às empresas brasileiras que desejem importar bens de capital, máquinas, equipamentos e serviços. Ele obtém uma série de vantagens para o importador. Vamos falar mais sobre elas nos tópicos a seguir.
A operação se dá em dólar ou euro.
De Onde Vem o Crédito?
Esse crédito é concedido por recursos captados no exterior, por agentes financiadores nacionais. Em outras palavras os bancos nacionais, privados e públicos, fornecem o financiamento desses recursos em suas instituições.
Quais são as vantagens?
– Taxas de juros atraentes, compatíveis com o mercado internacional;
– Prazos de pagamento amigáveis, podendo chegar a 10 anos;
– Possibilidade de taxas fixas
– É possível financiar o valor da importação, assim como custos de operação, transporte nacional e internacional, despachante, taxas e impostos;
– Não há incidência de IOF
Modalidades
Direto: o financiamento é adquirido diretamente de um banco no exterior para o importador brasileiro. Essa forma de contratação era conhecida como Firce 26.
Repasse: um banco no exterior concede uma linha para um banco local. O banco local repassa para o importador no Brasil. Essa forma de contratação era conhecida como Firce 25.
Tributação
– Imposto de renda equivale a 15% sobre os valores dos juros remetidos para o exterior.
Onde Conseguir?
Como comentado previamente diversos bancos públicos e privados oferecem. Busque no seu banco e entenda muito bem as taxas antes de assumir o financiamento. Sempre confira se existem facilidades em outros bancos.
Resumindo
O Fimimp pode ser uma ótima opção para quem estiver buscando importar. Principalmente para contribuir com a questão do alto investimento de entrada que normalmente envolve esse tipo de negócio. É importante estudar bem as taxas dos bancos para escolher a melhor opção para o seu caso.
E ai gostou da dica? Deixe um comentário!
4 comments