Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre o Finimp – Financiamento Para Importações

Getting your Trinity Audio player ready...

Quando começamos a estudar mais a fundo sobre o processo de importação percebemos que existem diversas particularidades. Mesmo depois de todas as informações levantadas sempre chega a fatídica hora de fazer o investimento e isso muitas vezes assusta o empreendedor.

No texto O Momento de Investir, comentamos sobre esse drama interno que todo empreendedor enfrenta nessa etapa do processo. Nesse mesmo texto comentamos sobre a possibilidade de conseguir um financiamento para importações o Finimp. Vamos dedicar esse post para explicar melhor como funciona o Finimp.

O Que É o FINIMP?

O Financiamento à Importação (Finimp) é destinado às empresas brasileiras que desejem importar bens de capital, máquinas, equipamentos e serviços. Ele obtém uma série de vantagens para o importador. Vamos falar mais sobre elas nos tópicos a seguir.

A operação se dá em dólar ou euro.

De Onde Vem o Crédito?

Esse crédito é concedido por recursos captados no exterior, por agentes financiadores nacionais. Em outras palavras os bancos nacionais, privados e públicos, fornecem o financiamento desses recursos em suas instituições.

Quais são as vantagens?

– Taxas de juros atraentes, compatíveis com o mercado internacional;

– Prazos de pagamento amigáveis, podendo chegar a 10 anos;

– Possibilidade de taxas fixas

– É possível financiar o valor da importação, assim como custos de operação, transporte nacional e internacional, despachante, taxas e impostos;

– Não há incidência de IOF

Modalidades

Direto: o financiamento é adquirido diretamente de um banco no exterior para o importador brasileiro. Essa forma de contratação era conhecida como Firce 26.

Repasse: um banco no exterior concede uma linha para um banco local. O banco local repassa para o importador no Brasil. Essa forma de contratação era conhecida como Firce 25.

Tributação

– Imposto de renda equivale a 15% sobre os valores dos juros remetidos para o exterior.

Onde Conseguir?

Como comentado previamente diversos bancos públicos e privados oferecem. Busque no seu banco e entenda muito bem as taxas antes de assumir o financiamento. Sempre confira se existem facilidades em outros bancos.

Resumindo

O Fimimp pode ser uma ótima opção para quem estiver buscando importar. Principalmente para contribuir com a questão do alto investimento de entrada que normalmente envolve esse tipo de negócio. É importante estudar bem as taxas dos bancos para escolher a melhor opção para o seu caso.

E ai gostou da dica? Deixe um comentário!

4 thoughts on “Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre o Finimp – Financiamento Para Importações

    1. Olá Binesio, tudo bem?
      Tem algumas opções que você pode buscar, por exemplo: procurar dentro do seu círculo de relacionamento, conhecemos muitos casos de clientes que conseguiram seu capital inicial com investidores em busca de boas oportunidades, e até mesmo alguns de nossos clientes que são estas pessoas em buscas de boas oportunidades de negócio.
      Além disso, fale com o seu banco, invista no seu relacionamento com seu gerente para saber que opções este banco pode te oferecer. O Finimp pode estar entre elas.
      Importante frisar que para levantar capital é primordial que apresente ao possível investidor um plano de negócios consistente, que detalhe como esse dinheiro irá ser pago, qual o retorno esperado, etc. Dedicamos um contaúdo que explica como criar um modelo de negócio com Canvas, vale conferir aqui

      Esperamos ter ajudado! Abraços

      1. Bom dia Binésio Dias. Sou Antonio Dias, consultor de empresas. Se sua empresa estiver com as certidões negativas regularizadas, potencializa você a conseguir um financiamento de até R$ 50.000,00, no BNB, ou R$ 100.000,00 no DESEMBAHIA, ambos sem a necessidade de garantia real, apenas com a comprovação de capacidade de pagamento dos sócios. Se você necessitar, eu faço Plano de Negócios específicos para cada situação. Abraço. antoniodias@quadranteconsultoria.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *