Planejamento Financeiro – Entrevista Kleber Donady

Sentamos para conversar com o consultor e empreendedor Kleber Donady. Nessa entrevista Kleber conta um pouso sobre sua trajetória empreendedora e discorre sobre o que é planejamento financeiro, como está atrelado ao planejamento estratégico e fornece dicas de como aplicar.

A entrevista está muito rica, esperamos que possa ajudar.

Venus Cargo – Kleber conte um pouco sobre você e sua experiência empreendedora?

Kleber Donady – Desde pequeno eu sempre soube que não queria ser um empregado em uma empresa.

Nasci em São Caetano do Sul, uma das cidades da conhecida região do ABC paulista. Esta região, durante muito tempo foi o grande berço da indústria automotiva, havia a General Motors em São Caetano, Volks, Ford, Scania, Mercedes em São Bernardo e várias outras empresas que suportavam toda esta indústria, logo muita gente sonhava entrar em uma empresa dessas e fazer carreira, inclusive era o sonho de minha mãe para mim.

Porém, sempre que este assunto surgia eu tinha certeza de que não queria trabalhar em uma empresa como funcionário. Me sentia melhor me imaginando empreendendo ou sendo um consultor autônomo.

E foi nesta linha que a vida e as minhas ações me levaram, assim que entrei na faculdade de administração de empresas fiz questão de procurar vagas em consultorias. A primeira que tive oportunidade de trabalhar foi a Ernst & Young, logo em seguida passei por mais umas 3 consultorias.

Em todas elas, apesar de eu ser consultor, a liberdade que aquele trabalho me dava e a oportunidade de conhecer novos negócios a cada dia era o que mais me chamava atenção e me encantava, além de claro, me dar mais bagagem para poder ter minha própria empresa.

E de fato a vida me levou a empreender, após sair de uma das empresas decidi que era o momento de abrir a minha própria empresa focada em treinamentos organizacionais e cursos online a BE ABLE Treinamentos.

Obviamente, não foi uma tarefa fácil, fazer as coisas rodarem sozinho é bastante trabalhoso, mas o lado bom é que você pode sentir na pele todas as angústias e dificuldades que qualquer empreendedor no início passa, creio até que o termo empreendedor seja subvalorizado hoje em dia, muita gente sonha em ser, mas não tem ideia das dificuldades que é.

Neste tempo, também tive a oportunidade de iniciar um pequeno negócio de drinques, mas não foi possível conciliar as duas empresas e o projeto não decolou.

Enfim, após vários tropeços, acertos e correções, consegui ajustar o meu modelo de negócios à realidade do mercado que atuo e hoje meu foco passou a ser 95% cursos online e apenas 5% presencial.

Atualmente possuo vários cursos online para ajudar pequenos empreendedores a elaborar seus planejamentos e fazer a correta gestão financeira de suas empresas.

Venus Cargo – O que é Planejamento Financeiro e qual a sua importância?

Kleber Donady – Planejamento financeiro como o próprio nome diz é você planejar as finanças de sua empresa. Infelizmente vejo e acompanho muitos empreendedores que não se preocupam com isso, com planejar o mínimo necessário.

Planejamento financeiro, a primeira vista pode parecer algo complexo e trabalhoso, mas pode ser feito em uma planilha de Excel mesmo, aliás já vi empreendedores se planejando em cadernetas escritas à mão, nem sistema é necessário para isso, basta vontade e disciplina.

A importância do planejamento é de o empreendedor ter noção se sua empresa é viável ou não, se pode ganhar mais dinheiro ou não, se possui condições de crescer e até que ponto e poder se planejar mediante algumas situações não desejadas.

Venus Cargo – Qual o papel do Planejamento Financeiro no Planejamento estratégico? Qual a ligação entre os dois?

Kleber Donady – O planejamento estratégico é você definir qual objetivo da sua empresa, seja ganhar mercado, vender mais, ter mais lucro etc. e logo em seguida você traçar uma estratégia para isso acontecer. De que maneira você vai fazer com que sua empresa atinja aquele objetivo almejado.

Planejamento estratégico é um pouco mais amplo, pois precisa agregar todas as áreas da empresa.

Exemplo: se a estratégia da empresa será de expandir rapidamente para evitar uma possível concorrência, todas as áreas precisam estar integradas, o que cada uma das áreas da empresa precisa fazer. O planejamento financeiro é uma destas áreas a serem contempladas no planejamento estratégico.

O que vejo ocorrer mais frequentemente, principalmente, em empresas maiores é cada área querer cuidar apenas do seu lado e esquece que tudo há implicações em outras áreas.

Seguindo o exemplo acima, imagina que a expansão prevista por esta empresa em seu planejamento estratégico, contemple a aquisição de máquinas, imóveis, pessoas entre outros, logo o planejamento financeiro deve analisar todas estas aquisições previstas e avaliar se a empresa terá condições ou não e em quanto tempo.

Resumindo planejamento estratégico podemos dizer que está acima do planejamento financeiro, mas não distante.

Venus Cargo – Quais os principais pontos a ter em mente quando estiver fazendo o Planejamento Financeiro?

Kleber Donady – Primeiro como já foi dito é analisar qual objetivo a empresa pretende atingir e qual seu planejamento estratégico para isso.

Em seguida deve ser levado em consideração todos os custos envolvidos para atingir tais objetivos, neste momento vale lembrar que não são apenas os custos fixos que deverão ser considerados, é preciso levar em consideração o custo variável, que é aquele que você paga apenas se vender, como impostos, comissão de vendas, comissão para máquina de cartões entre outros.

Após isso é preciso avaliar o preço a ser cobrado pelos produtos ou serviços, neste momento muita gente comete alguns erros também. Um exemplo: achar que multiplicar o preço de custo de um produto por dois faz você ganhar o dobro. Isto está errado, pois a conta a ser feita é inversa, quando você vende um produto por $100,00, e paga imposto de 10% você paga sobre $100,00 e não pelo seu custo, percebe?

É comum nesta fase de definição de preço o empreendedor ver que não está obtendo lucro, justamente por fazer a conta correta.

Além disso, é imprescindível fazer uma análise de preços da concorrência também, pois é com ela que a empresa vai competir.

Em seguida é definir quanto precisa vender para suprir todas as necessidades da empresa e saber se será viável ou não.

Após este estudo preliminar é desejável que se planilha todas estas informações e contemple também um valor residual que chamamos de capital de giro, ou seja, no mês que a empresa fechar com lucro, parte deste valor deve ser destinado a voltar para empresa em forma de reserva.

Este capital de giro muitas vezes não é levado em consideração, principalmente, para quem está começando, mas é ele que pode salvar a empresa em um momento atípico, como por exemplo, este que estamos vivendo em quarentena. Com certeza, empresas que não possuem reserva alguma, infelizmente, não sobreviverão.

Com todos estes dados acima, é importante o empreendedor pensar em montar uma ferramenta essencial para a gestão financeira que é o fluxo de caixa, aliás esta é uma das ferramentas mais importantes e que muitos não utilizam por requerer disciplina no lançamento dos dados.

Com base em todos estes pontos levantados, é possível estruturar um bom planejamento financeiro e saber se a empresa é saudável financeiramente, além disso, o planejamento financeiro ajuda a saber se existe algum problema financeiro e onde ele está localizado.

Venus Cargo – Qual o papel do Planejamento Financeiro em tempos de mudanças e incertezas?

Kleber Donady – Talvez seja um dos mais importantes, pois ele é que vai mostrar por quanto tempo a empresa aguenta uma crise. Se a empresa tiver um bom planejamento e souber exatamente onde gasta e quais suas reservas é possível passar por momentos de crises e incertezas com um pouco mais de controle.

 

Venus Cargo – Qual a principal falha que enxerga empreendedores fazerem no que diz respeito ao assunto?

Kleber Donady – Não vejo apenas uma falha, mas sim um conjunto de falhas, vou enumerar as que vejo com maior frequência:

  1. 1° não separar dinheiro da empresa do dinheiro pessoal, empresas pequenas costumam ser mais impactadas com isso, pois muita das vezes o empreendedor possui apenas uma conta
  2. 2° não saber definir os seus preços corretamente, preço não é apenas matemática, é uma arte, você pode perder dinheiro tanto vendendo com preço acima como abaixo do esperado pelo cliente.
  • 3° não fazer reserva alguma, é muito comum e eu já presenciei dezenas de empresários fazendo isso. A empresa começa a ter lucro e a pessoa troca de carro, reforma casa, compra aparelho celular novo, enfim, esquece de fazer a reserva de caixa que tanto a empresa precisa

Venus Cargo – Alguma dica especial de Planejamento Financeiro para empresas que trabalham com importação e exportação?

Kleber Donady – Além de tudo que foi dito acima, as empresas que lidam com exportação e importação ainda precisam pensar na variação cambial que poderá afetá-las diretamente tanto positivamente como negativamente.

Venus Cargo – Alguma dica final e mensagem que deseja deixar aos leitores?

Kleber Donady – Disciplina talvez seja a dica mais preciosa, pois a grande maioria dos empreendedores que começam a fazer gestão financeira param depois de algum tempo alegando falta de tempo ou que possui coisas mais importantes a se fazer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.