Dicas par fazer empréstimos a curto prazo

Getting your Trinity Audio player ready...

Os empréstimos empresariais podem ser usados para reforçar o caixa, garantir capital de giro, fazer investimentos e expansão, pagamento de dívidas e outros propósitos. Nesse guia vamos dar algumas dicas para os empréstimos de curto prazo.

O que são empréstimos empresariais

Antes de falarmos sobre como obter um empréstimo, vale a pena reforçar esse conceito. Os empréstimos empresariais são uma modalidade de crédito, voltado para pequenas, médias e grandes empresas.

Ao contratar um empréstimo o empresário obtém determinada quantia, a ser paga em momento futuro e em prestações. As condições de pagamento são diferenciadas, podendo existir até mesmo carência para o início do pagamento.

Entre as modalidades de empréstimo para empresas está o de curto prazo, que visa suprir necessidades imediatas dos negócios. São interessantes especialmente em momentos de crise e baixa geração de receita.

Falamos mais sobre o assunto no texto: Opções de crédito para pequenas e médias empresas. Todas as opções que listamos podem ser compatíveis com empresas importadoras.

Dicas para pedir um empréstimo empresarial

Para pedir um empréstimo empresarial, é importante seguir alguns passos básicos, que vão desde o planejamento até o preparo emocional. Abaixo vamos comentar um pouco sobre os principais passos.

  1. Fazer um planejamento estratégico

O primeiro passo para conseguir um empréstimo empresarial de curto prazo é realizar o planejamento estratégico. Nessa etapa é importante determinar a real necessidade do aporte financeiro, como o valor será usado e de que forma poderá ser pago.

Existem diversas linhas de crédito, cada uma destinada a um público específico. Por isso é importante se planejar antes de começar a buscar as opções de crédito. Ao saber exatamente o que você precisa, fica muito mais fácil obter o empréstimo.

  1. Fazer um planejamento financeiro

Tão importante quanto o planejamento estratégico é o planejamento financeiro, especialmente diante de um empréstimo, que envolve aspectos monetários.

Ao tomar um empréstimo, o valor deverá ser pago futuramente, geralmente em valor superior ao que foi recebido. Incidem sobre o valor inicial taxas de juros, que são acordadas previamente com a instituição credora.

As taxas aplicáveis podem ser várias, incluindo: TLP (taxa de longo prazo) ou Selic, Taxa de remuneração do banco, Taxa de risco de crédito (em caso de apoio direto), Taxa do agente financeiro (em caso de apoio indireto), Taxas pré-fixadas e pós-fixadas.

Além das taxas, é importante se planejar para o prazo de pagamento, que varia de acordo com o valor das prestações. Quanto mais rápido o pagamento for feito, menor a incidência de juros, o que pode ser benéfico para a empresa.

  1. Manter o foco nos objetivos e metas

Ao fazer o planejamento estratégico e financeiro, o empresário ou gestor consegue identificar os objetivos e metas a serem realizados com o crédito.

O foco deve estar nesses aspectos, sendo os recursos empregados exatamente para os fins propostos. Essa é uma forma de evitar o endividamento da empresa e desperdício de recursos.

  1. Estar preparado emocionalmente

Um fator pouco considerado no momento de pedir um empréstimo é a responsabilidade emocional. Receber um volume de dinheiro emprestado implica na capacidade para gerenciar esse valor, aplicando de forma correta.

O gestor deve estar preparado para lidar com o crédito, em sua aplicação, bem como para lidar com o pagamento do valor. Em momentos de crise e dificuldade financeira, o preparo emocional é indispensável para a tomada de decisões conscientes e assertivas.

Conclusão

Nesse artigo falamos sobre as principais estratégias e dicas para conseguir um empréstimo empresarial de curto prazo. Vale a pena fazer um planejamento estratégico e financeiro, analisar as metas e objetivos e se preparar emocionalmente.

Existem diversas opções de crédito especiais para pequenas e médias empresas que podem te ajudar a passar por momentos difíceis e delicados. Conheça as opções e se planeje, para atingir todos os seus objetivos.

Caso esteja buscando ajuda com algum caso específico de importação, busque nossos especialistas para auxiliar com estudos de viabilidade de importação e melhores oportunidades de redução de custos no processo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *